top of page

Convocatória para a 2ª Jornada Nacional de Trabalho Voluntário da UJR “Seremos como Che!”

Camaradas, a Coordenação Nacional da União da Juventude Rebelião (UJR) convoca toda a militância e simpatizantes para a construção da 2ª Jornada de Trabalho Voluntário “Seremos como Che!”, a ser realizada entre os dias 7 e 9 de outubro, em homenagem ao patrono da UJR, o comandante Ernesto Che Guevara.



O objetivo da Jornada Seremos como Che! é reavivar o legado deixado por Che Guevara, suas ideias, sua entrega abnegada à causa da revolução e do socialismo e estimular em toda nossa militância a prática do trabalho libertador, livre das obrigações impostas pela sociedade burguesa.


Como sabemos, Che viveu conforme os ideais que defendia. Para ele, o espírito de sacrifício fazia parte da moral comunista e da construção do homem e da mulher novos. A pior tarefa, a mais difícil missão, era assumida sem vacilação por ele. Por isso, estava sempre entre os primeiros a realizar as tarefas e começar o trabalho.


Che via no trabalho voluntário, exercido nas horas de folga, nos sábados, domingos e feriados, uma forma de praticar atos concretos de solidariedade e combater a máxima burguesa do “cada um por si e Deus por todos”, substituindo-a pelas ideias comunistas de “um por todos e todos por um” e “de cada um segundo suas capacidades, a cada um segundo suas necessidades”. Fazia isso porque acreditava que somente pensando e agindo assim é que o revolucionário conquista autoridade moral suficiente para servir de exemplo a todo o povo e elevar sua consciência. Esse deve ser o espírito de todo militante da UJR!


Vamos organizar em todas as cidades, em cada núcleo e coordenação da UJR, ações de trabalho voluntário e solidariedade para que todos dediquem seu tempo em benefício da comunidade!


Várias ações podem ser desenvolvidas, como, por exemplo: limpeza e conservação das ocupações do MLB e do Olga Benario, pintura das sedes do Partido e das entidades estudantis (grêmios, DCE’s, CA’s, etc.), doação de sangue, mutirão nos projetos de agroecologia e alfabetização do MLB, reforma na casa da família dos companheiros e companheiras mais necessitados, fortalecimento das redes solidárias do MLB e das entidades estudantis, etc.


Desde já, devemos estabelecer o cronograma das atividades e organizar as equipes de infraestrutura, mobilização e comunicação das brigadas.

Por fim, para fortalecer ideologicamente todos os companheiros e companheiras da UJR no espírito revolucionário do Che, a Coordenação Nacional orienta que os núcleos e coordenações estudem o artigo Uma Atitude Comunista Frente ao Trabalho, presente no livro Obras Escolhidas de Che Guevara, lançado pela UJR no começo do ano.


Ousar lutar, ousar vencer! Seremos todos como Che!

bottom of page