top of page

Convocatória para a brigada Seremos como Che

Camaradas, a Coordenação Nacional da União da Juventude Rebelião (UJR) convoca toda a militância e simpatizantes para a construção da primeira brigada de trabalho voluntário Seremos como Che, a ser realizada em todo o país entre os dias 25 e 28 de novembro, em homenagem ao patrono de nossa organização e em lembrança dos cinco anos da morte do comandante Fidel Castro (25/11).



O objetivo dessa ação é reavivar o legado deixado por Che, suas ideias e sua entrega abnegada à causa da revolução e do socialismo e estimular em toda nossa militância a prática do trabalho libertador, livre das recompensas materiais e das obrigações impostas pela sociedade burguesa.


Como sabemos, Che viveu conforme os ideais que defendia. Para ele, o espírito de sacrifício fazia parte da moral comunista e da construção do homem e da mulher novos. A pior tarefa, a mais difícil missão, era assumida sem vacilação por Che. Por isso, ele era sempre o primeiro a realizar as tarefas, o primeiro a começar o trabalho. Fazia isso pois acreditava que somente pensando e agindo assim é que o revolucionário conquista autoridade moral suficiente para servir de exemplo a todo o povo e elevar sua consciência.


Che via no trabalho voluntário, exercido nas horas de folga, nos sábados, domingos e feriados, uma forma de praticar atos concretos de solidariedade e combater a máxima burguesa do “cada um por si e Deus por todos”, substituindo-a pelas ideias comunistas de “um por todos e todos por um” e “de cada um segundo suas capacidades, a cada um segundo suas necessidades”.


A decisão de realizar a primeira brigada de trabalho voluntário da UJR foi tomada no 1º Seminário Nacional Seremos como Che, realizado no último dia 8 de outubro, em São Paulo. Vamos organizar em todas as cidades, em cada núcleo e coordenação da UJR, um dia de trabalho voluntário para que todos dediquem seu tempo em benefício da comunidade.


Várias ações podem ser desenvolvidas, como, por exemplo: limpeza e conservação das ocupações do MLB e do Olga Benario, pintura das sedes do Partido e das entidades estudantis (grêmios, DCE’s, CA’s, etc.), doação de sangue, mutirão nos projetos de agroecologia do MLB, reforma na casa da família dos companheiros e companheiras mais necessitados, fortalecimento das redes solidárias do MLB e das entidades estudantis, etc.


Desde já, devemos estabelecer o cronograma das ações e organizar as equipes de infraestrutura, mobilização e comunicação das brigadas.

Para fortalecer ideologicamente todos os companheiros e companheiras da UJR no espírito revolucionário do Che, a Coordenação Nacional orienta que os núcleos e coordenações estudem até o dia 24/11 os dois artigos sobre o Che presentes na edição de outubro do jornal A Verdade (páginas 9 e 12) e o artigo O Socialismo e o Homem em Cuba, escrito por Che Guevara em 1965.


Ousar lutar, ousar vencer! Seremos todos como Che!

bottom of page