top of page

Resolução do Acampamento Internacional da Juventude Antifascista

De 29 de julho a 7 de agosto, nos encontramos com mais de 300 jovens de todo o mundo para falar sobre nossos problemas, nossas experiências e a luta por um futuro melhor.



10 dias em que discutimos intensamente o estado do nosso mundo ao lado de atividades culturais e de lazer. 10 dias a partir dos quais partimos com a percepção de que as coisas não podem continuar como estão. Assim, percebemos:


Perante a atual intensificação da concorrência entre as potências imperialistas, preparam-se para fazer valer os seus interesses de lucro, se necessário, por meios bélicos ー à custa dos trabalhadores, dos povos e da juventude. Devemos tomar uma posição firme em nossos países contra os esforços de guerra de nossos governos. Por isso, exigimos:

  • A retirada das potências imperialistas de todos os países do mundo - todos os povos têm direito à autodeterminação;

  • Pare o armamento ー coloque dinheiro no bem-estar social, educação e saúde e não na guerra;

  • A proibição e destruição de todo o tipo de armas de destruição em massa!

Incêndios florestais, inundações e ondas de calor estão aumentando em nosso mundo. Algumas corporações exploram os tesouros da natureza - sem levar em conta as perdas. A única coisa com que eles se preocupam é com seus lucros. Devemos nos opor à destruição dos fundamentos naturais de nossas vidas - porque proteger o meio ambiente é uma questão internacional. Por isso, exigimos:

  • A expropriação sem compensação de todas as corporações ambientalmente destrutivas;

  • A expropriação sem compensação de corporações internacionais de agronegócios que destroem os meios de subsistência naturais de pequenos agricultores por meio da superexploração do solo e do roubo de terras;

  • Investimentos maciços em energias renováveis e o retorno do fornecimento de energia à propriedade pública.

Em muitos países, os ataques às condições de trabalho e de vida, bem como aos direitos sociais e políticos, estão aumentando. A pandemia e a situação econômica aceleraram esses processos. Enquanto os governos estão pagando trilhões de dólares e euros como pacotes de ajuda para as corporações, em muitos países, as pessoas foram e estão sendo abandonadas ao desemprego, pobreza, fome, doenças e morte. A situação social dos trabalhadores e dos povos piora ano a ano. Ao mesmo tempo, a repressão contra o movimento dos trabalhadores está aumentando na forma de proibições e violência policial. Por isso, exigimos:

  • Um salário mínimo suficiente para uma vida digna;

  • Benefícios de saúde e aposentadoria gratuitos;

  • Mãos fora dos direitos dos trabalhadores: Amplie o direito à greve!

Os governantes deste mundo estão tentando dividir os trabalhadores, os povos e a juventude através da propaganda nacionalista e racista para que eles não assumam juntos a luta por um futuro melhor. O perigo dos fascistas é uma grande ameaça à unidade e solidariedade dos trabalhadores, dos povos e da juventude. Por isso, exigimos:

  • Proibição de todos os partidos e organizações racistas e fascistas e sua propaganda!

  • Desarmamento de todos os grupos de direita e paramilitares, divulgação de suas ligações com o Estado e processar legalmente seus crimes!

Os governos reacionários intensificam os ataques aos direitos das mulheres. Modelos reacionários são propagados. Além da exploração de seu trabalho, lhes é negada a autodeterminação sobre seus corpos e são ainda mais oprimidas ao serem forçadas ao trabalho reprodutivo. Cada vez mais, a autodeterminação está sendo reforçada, por exemplo, através da proibição do aborto, enquanto a violência e o assassinato contra as mulheres estão aumentando. O direito à autodeterminação das mulheres é inviolável! Por isso, exigimos:

  • Pleno estabelecimento de todos os direitos das mulheres, como o direito ao aborto!

  • Socialização do trabalho reprodutivo!

  • A implementação intransigente da Convenção de Istambul ー contra a violência contra as mulheres e a violência doméstica em todo o mundo!

Estamos cientes de que se o povo, a classe trabalhadora e especialmente a juventude decidirem determinar seu próprio futuro, podem forçar seus inimigos a recuar. Mesmo que sejam diferentes de país para país: nossos problemas como jovens do mundo são basicamente os mesmos problemas. Por isso nossa luta é uma luta comum! Por um novo mundo solidário entre os povos e sem exploração do homem pelo homem.

Vamos fortalecer nossa solidariedade ー vamos fortalecer nossa unidade. Salve a solidariedade internacional!


Agosto de 2022

Lago Attersee, Áustria


bottom of page