top of page

Abaixo o capitalismo! Viva o socialismo!

 

Somos a grande maioria da população de nosso país e do mundo. Somos milhões. Entretanto, estamos entre os que mais sofrem. O injusto e ultrapassado sistema de sociedade em que vivemos, o capitalismo, em sua fase final, o imperialismo, nega nossos direitos, tolhe nossa criatividade e nos reprime. Queremos trabalhar e não temos emprego. Queremos estudar, e o governo corta as verbas para a educação. Queremos comida, e muito dos jovens brasileiros passam fome. Queremos música, esporte, cultura e, no entanto, quase tudo, o dinheiro, o capital, transforma em sua imagem e semelhança. Roubam nossos sonhos. Tiram-nos a possibilidade de nos realizarmos plenamente como seres humanos e de encontrarmos a felicidade a que temos direito.

 

A União da Juventude Rebelião nasceu para lutar e transformar a sociedade

 

O nosso país está dividido em classes antagônicas, entre capitalistas e trabalhadores, tanto na cidade como no campo, entre exploradores e explorados, e é governado pelo poder ditatorial da burguesia, dos grandes banqueiros nacionais e estrangeiros. Os ricos, graças à super exploração dos trabalhadores, ficam cada vez mais ricos, e os pobres, cada dia mais pobres. Para a burguesia prevalece o lucro fácil, a apropriação das verbas públicas, a corrupção e a certeza da impunidade. Para o povo, a miséria e a violência policial sobre os trabalhadores e seus filhos.

 

Para lutar e transformar essa realidade, decidimos organizar a União da Juventude Rebelião, a UJR. Esta organização nasceu da vontade consciente de centenas de jovens secundaristas e universitários de lutar contra o capitalismo e suas injustiças. Em 1995, lançamos uma plataforma: Juventude Rebelião no 31º Congresso da UBES e no 44º Congresso da UNE. Nosso objetivo: dar um novo rumo às históricas entidades de luta dos estudantes que se encontram paralisadas pelo predomínio da política reformista nas suas diretorias, transformando-as em instrumentos na batalha pela libertação da classe operária, dos camponeses e da juventude do jugo capitalista. Nosso grito de guerra já está presente em vários estados, e logo estará em todo o Brasil.

 

Uma ideologia para lutar e vencer!

 

A União da Juventude Rebelião é uma organização de vanguarda, que tem como guia para a ação as idéias revolucionárias de Marx, Engels, Lênin, Stálin e Che. Isto é, a ciência da Revolução Socialista, o marxismo-leninismo.

 

Como uma organização de caráter político, a UJR reúne voluntariamente os jovens revolucionários que lutam e abraçam como sua a causa da Revolução Socialista, da liberdade e da verdadeira independência do Brasil e da construção de uma sociedade nova, a sociedade comunista.

 

Nosso programa

 

A União da Juventude Rebelião luta para acabar com a exploração do homem pelo homem e com todo tipo de opressão, discriminação e preconceitos burgueses. Ao assumir este compromisso, o fazemos com a consciência de que o cumprimento desta tarefa passa pela destruição da verdadeira causa de todo o mal: o caduco sistema de produção capitalista.

 

Como parte da classe operária, única classe que leva a luta revolucionária até o fim, nós da UJR encontramos o sentido maior da nossa vida no estudo e na luta para construir uma nova sociedade, onde haverá a plena fartura, justiça social, igualdade, liberdade e fraternidade entre os jovens e entre o povo trabalhador.

 

Como vanguarda destemida da juventude brasileira, assumimos as heroicas tradições libertárias do nosso povo e levaremos conosco, até a vitória final, os nomes e as bandeiras empunhadas pelos nossos mártires e heróis: Zumbi, Pedro Ivo, Frei Caneca, Demócrito de Souza Filho, João Pedro Teixeira, Jonas José, Ivan Aguiar, Manoel Aleixo, Edson Luís, Honestino Guimarães, Amaro Luiz de Carvalho, José Carlos da Matta Machado, Emmanuel Bezerra dos Santos, Carlos Marighella, Capitão Carlos Lamarca e Manoel Lisboa.

 

Proclamamos, orgulhosamente, o nosso profundo compromisso com a luta dos nossos heróis que caíram em combate pela emancipação econômica e social da nossa pátria das garras do imperialismo, e pela libertação dos trabalhadores da cidade e do campo da escravidão assalariada do capitalismo. Os trabalhadores são os verdadeiros criadores de todas as riquezas existente no Brasil e no mundo e, no entanto, vivem com suas famílias na pobreza e no abandono.

 

Por um Governo Revolucionário dos Trabalhadores!

 

Somente com um Governo Revolucionário dos Trabalhadores, construído com a nossa participação e ardor revolucionário, alcançaremos a verdadeira democracia, a democracia socialista, e garantiremos nossas aspirações à educação pública de boa qualidade em todos os níveis e para todos, o livre acesso à universidade, à cultura, às artes, à ciência, à tecnologia, à saúde, à liberdade, à independência e à soberania do nosso país, e o nosso pleno direito à felicidade.

 

Somos uma organização juvenil cuja militância é livre e voluntária

 

Buscamos a verdade pelo método dialético, pelo estudo das leis objetivas do desenvolvimento da realidade do Brasil e do mundo à luz da verdadeira ciência social. Somamo-nos a todos aqueles que lutam de forma radical para acabar com o mal pela raiz. Combatemos ao lado da vanguarda do proletariado do Brasil, ao lado daqueles que tiveram o mérito de desmascarar o oportunismo de direita e de esquerda no seio do movimento popular.

 

Abaixo o imperialismo! Viva o socialismo!

 

Somos anti-imperialistas e internacionalistas. Não vacilamos em apontar o imperialismo norte-americano como o principal inimigo do desenvolvimento do nosso país, da nossa América Latina e da humanidade. Por isso, assumimos com convicção o honroso compromisso de lutar por um mundo melhor, em defesa da vida, do trabalho livre, do meio ambiente e da natureza.

 

Chega de mentiras, falsidade e hipocrisia!

 

Queremos um mundo novo e uma moral nova. Uma ideologia baseada na fraternidade, na verdadeira igualdade e na solidariedade entre homens e mulheres. Um mundo onde prevaleçam a justiça social e a igualdade, e não a exploração do homem pelo homem. Queremos uma sociedade nova e a chamamos pelo seu verdadeiro nome: Sociedade Socialista! Este é o nosso sonho e por ele lutamos.

 

Junte-se a nós e ingresse na Juventude Rebelião!

 

Ousar lutar, ousar vencer!

 

Estudar e lutar! Lutar e estudar!

bottom of page